Mestrado Profissional em Saúde da Família


O PROFSAUDE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação realizado no formato em rede. Tem como Instituição líder a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), tendo apoio e financiamento do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O PROGRAMA foi aprovado na UNIR por meio do Ato Decisório n. 380/CPG/CONSEA em 20/04/2016.

O Programa possui como Instituições Parceiras a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), tendo o Programa, como instituições certificadorasa, na Região Norte, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Fiocruz- Amazônia e a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

VAGAS para a turma de 2017 - 2019

3 vagas para o ACRE

9 vagas para Rondônia

TOTAL – 12 vagas da UNIR (não houve nenhum selecionado do ACRE. Todas as vagas ficaram para Rondônia)

 

Primeira Turma do Curso – 2017 (200 vagas para médicos dividido entre as 17 IES da Rede)

 

OBJETIVOS:

A formação de profissionais aptos a atuar como preceptores para graduação e residência médica na atenção básica, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS);

Fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país e estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuário.

 

O PROFSAUDE é um curso semipresencial, com oferta nacional. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE são denominadas instituições associadas, e são responsáveis pela execução do curso.

 

O Mestrado profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas.

São 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).

 

O PROFSAÚDE ocorre na modalidade semipresencial; do total de 960 horas, 832 horas serão desenvolvidas em trabalho on line e 128 horas em trabalho desenvolvido em encontro físico-presencial entre os participantes de cada uma das universidades, sendo portanto, muito maior a carga horária on line do que a presencial.

 Ocorreram seis encontros físico-presenciais; no primeiro e segundo semestres/2017.

 Em 2018 estão previstos dois encontros presenciais, sendo um para Qualificação do projeto e outro, no quarto semestre, para a Defesa Publica.

 Ainda no terceiro semestre ocorre uma disciplina obrigatória denominada Tópicos Especiais

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem

As atividades EaD serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) - Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning - ObjetoVModular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem;

 

Componentes Curriculares OBRIGATÓRIOS

Atenção e gestão do cuidado – 60h

Atenção integral na saúde da família – 60h

Educação na saúde -60h

Planejamento e avaliação na saúde da família – 45hProdução de conhecimento em serviços de saúde -60h

Promoção da saúde -45h

Seminários de acompanhamento – 60h

Sistema de informação no cuidado e na gestão – 45h

Tópicos especiais em saúde da família – 45h

 

O coordenador acadêmico institucionalé o responsável pela gestão acadêmica do curso em cada instituição certificadora, tanto do ponto de vista administrativo quanto em relação aos aspectos pedagógicos, e representa a instituição certificadora na relação com as instâncias nacionais.

 O colegiado de coordenadores institucionais é uma instância de articulação entre as instituições que compõe a rede, tanto do ponto de vista político, estabelecendo relação com as instâncias nacionais, apoiadores e demandantes do Curso; quanto do ponto de vista pedagógico, estabelecendo relação com a comissão acadêmica nacional. Além disso, o colegiado é um espaço de intercâmbio de experiências, principalmente pedagógicas, mas também administrativas.

 O regente da disciplina (tutor/professor) atua como mediador e orientador das atividades da disciplina específica, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e turma, e também atua na validação do material educacional relativo à respectiva disciplina.

 O orientador é o responsável por apoiar o mestrando na elaboração de sua dissertação.

 

Certificação

Titulação pela UNIR

Responsável por emitir o diploma para aqueles que integralizarem o curso.

Alunos matriculados no PROFSAÚDE de cada Instituição Associada são parte de seu corpo discente de pós-graduação

Maiores informações sobre o Programa em PROFSAUDE.